Caso Clínico | Ortodontia Sistema Damon

O Sistema Damon é uma técnica de arco recto, inovadora e uma filosofia de tratamento. Aparelhos que podem ser metálicos ou de porcelana (estéticos), mais eficazes, rápidos e com melhores resultados. É um aparelho avançado, desenhado e aperfeiçoado que ajuda os profissionais a harmonizar a biologia com as mecânicas de tratamento utilizando forças mais suaves para conseguir resultados excepcionais de forma simples.

Sistema Damon ultrapassa as limitações da mecânica tradicional que pode requerer extrações de forma mais frequente ou cirurgia ortognática. Com o Sistema Damon são aplicadas forças suaves, reduzindo ao mínimo a fricção. Desta forma o tratamento é eficiente e proporciona aos seus doentes um tratamento mais rápido e cómodo, com menos consultas.

Sistema Damon utiliza forças biológicas que aproveitam os processos adaptativos do corpo para criar espaço de forma natural, reduzindo a necessidade de extrações. É a técnica de eleição para pacientes periodontais, com problemas nas gengivas.

Com o tratamento tradicional, criar espaço e desenvolver as arcadas pode requerer que o paciente tenha de usar aparelhos extraorais incómodos e expansores palatinos dolorosos. No entanto, uma série de estudos recentes demonstrou que a utilização de forças ligeiras e constantes do Sistema Damon estimula um processo adaptativo natural que alarga as arcadas criando espaço e um sorriso pleno e bonito.

O caso clínico que apresentamos a baixo foi realizado pela nossa Médica Dentista de Ortodontia (Directora Clínica), Drª Marta Figueiredo.

Foi utilizado o Sistema Damon, pois era o que mais se adequava ao caso da paciente sendo que tinha mordida aberta/cruzada e já tinha realizado há mais de dez anos um tratamento de Aparelho Ortodôntico Convencional. Com o Sistema Damon conseguiu-se alcançar os objectivos planeados inicialmente, pois como se pode observar nas fotografias antes e depois a mordida descruzou, fechou e o alinhamento dos dentes é notório sendo que os benefícios para a paciente foram visíveis tanto a nível estético como funcional.

Dr.ª Marta Figueiredo - Diretora Clínica.
Voltar