Frenectomia Lingual e/ou Labial

frenectomia é uma técnica cirurgica plástica periodontal onde se procede à eliminação cirúrgica total de um freio.

Os objetivos da frenectomia são a correção ou a eliminação de uma anomalia anatômica presente na gengiva e/ou na mucosa alveolar. Essa técnica pode estar associada ou não a um retalho posicionado lateralmente ou a um enxerto gengival para recobrir a área de excisão do freio.

Na Cavidade Oral, existem basicamente 2 tipos de freios:

  • Freios labiais (superior e inferior), localizados na linha mediana, sendo visíveis quando levantamos o lábio superior ou baixamos o inferior, e que se estendem desde o interior do lábio até à gengiva vestibular (frontal), tanto no maxilar superior como no inferior; e freios labiais laterais, que diferem apenas na sua localização e dimensão.
  • Freio da língua, localizado no ventre da língua (por baixo da língua), e que se insere desde a língua ao pavimento da boca.

Consoante o tipo de freio, denominamos de frenectomia lingual, no caso de secção do freio lingual, e frenectomia labial no caso dos freios labiais. No caso desta subdividimos em frenectomia labial superior, que como o próprio nome indica, é realizada no freio do lábio superior, e frenectomia labial inferior, que como o próprio nome indica, aquela que é efetuada no freio do lábio inferior.

O tratamento é simples, indolor e sem pôs operatório complicado. Pode ser feito com laser que reduz a morbilidade e induz a uma cicatrização mais rápida.

A frenectomia está indicada nas seguintes situações:

  • Limitação dos movimentos da língua e dos lábios; que tem influência na dicção, deglutição (acto de engolir) e desenvolvimento harmonioso dos maxilares;
  • Fechamento ortodontico de um diastema (espaços entre os dentes);
  • Problemas puramente estéticos;
  • Posição em uma crista edêntula que dificulte a realização de uma prótese e sua adaptação;
  • Associação a uma recessão gengival com falta de tecido queratinizado, ou seja perda de gengiva num dente devido à tração provocada por um freio.
Voltar