Higiene Oral em Ortodontia

No tratamento de Ortodontia, uma Higiene Oral eficiente é fundamental para manter a Saúde Oral e para que o tratamento ortodontico corra de melhor forma possível. A colocação do aparelho ortodôntico fixo aumenta a área de retenção de alimentos nos dentes, sendo evidente o aumento de placa bacteriana.

Durante todo o tratamento de Ortodontia, para evitar a formação da placa bacteriana, o paciente deve ter sempre uma boa técnica de escovagem.
Existem escovas próprias para os paciente de ortodontia, têm formatos específicos para facilitar a higiene, porém, o mais importante não é a escova, mas sim a técnica e eficiência.

São recomendadas sempre escovas com cerdas medias que devem ser trocadas com frequência, pois o aparelho ortodôntico fixo causa um desgaste acelerado da escova.
Uma escova desgastada perde a sua eficiência e capacidade de higienização, aumentado os riscos do surgimento da placa durante o tratamento de ortodontia. 
Devem também ser usados escovilhões para ajudar na higienização das braquetes que compõem o aparelho. 

Os dentes e o aparelho devem ser escovados a cada refeição, utilizando sempre tanto a escova ortodontico como o escovilhão.
É importante que entre refeições, mesmo que não consiga escovar os dentes pelo menos fazer um bochecho com água e/ou colutório com flúor.

Outro item importante é o uso contínuo do fio dentário. Sendo que com o aparelho se torna mais difícil a utilização do mesmo, existe um fio dentário próprio para portadores de aparelhos dentários e assim consegue passar entre os dentes e o arco de metal do aparelho. O Ortodontista está sempre atento às novidades e explica todo o processo ao paciente desde o início do tratamento, às técnicas que deve utilizar.

Voltar