restaurações estéticas

A dentisteria restauradora estética é uma área da Medicina Dentária que tem tido uma evolução notável nos últimos anos. Este desenvolvimento deu-se devido ao aparecimento de resinas compostas mais estáveis, resistentes, duradouras e estéticas. Esta evolução tem vindo a ser acompanhada com grande profissionalismo e dedicação pelos médicos dentistas da The Lisbon Smile Clinic.
As restaurações estéticas são efetuadas na região estética da cavidade oral, incisivos e caninos. São restaurações estratificadas para mimetizar os diferentes tons de coloração do dente, para que seja o mais natural e estético possível. São restaurações de complexidade muito elevada e devem ser feitas com resinas compostas preparadas para o efeito, com uma palete de cores e tons que permita essa mimetização. Estas restaurações têm a mesma durabilidade que as restaurações convencionais, desde que seja feita a manutenção adequada por parte do paciente e são alcançados excelentes resultados estéticos.

Perguntas Frequentes

O que são restaurações estéticas?

São restaurações efetuadas na região estética da cavidade oral, incisivos e caninos. São restaurações estratificadas para mimetizar os diferentes tons de coloração do dente, para que seja o mais natural e estético possível. São restaurações de complexidade muito elevada e devem ser feitas com resinas compostas preparadas para o efeito, com uma palete de cores e tons que permita essa mimetização. Estas restaurações têm a mesma durabilidade que as restaurações convencionais, desde que seja feita a manutenção adequada por parte do paciente.

Devo substituir as restaurações em amálgama por restaurações estéticas?

Depende das situações clínicas. A substituição da restauração em amálgama por um material estético é obrigatória caso a restauração apresente problemas, como fraturas, evidência de recidiva da cárie. Quando a restauração está em bom estado, a sua remoção pode ser efetuada se as necessidades estéticas do paciente assim o exigirem.

Os dentes escurecidos por amálgamas retomam a cor original, se retirada a amálgama e colocada uma restauração estética?

As restaurações em amálgama, quando têm muitos anos, provocam pigmentação nos tecidos duros do dente (esmalte e dentina), deixando-o acinzentado. A substituição por resinas pode melhorar muito este problema estético. No entanto, se a pigmentação for muito profunda poderá ainda permanecer alguma coloração que só seria eliminada removendo muita estrutura dentária saudável, o que não é adequado na maioria das situações.

Quais os alimentos ou bebidas que interferem na estabilidade da cor das restaurações estéticas?

A cor das restaurações em resinas pode alterar-se com o tempo. As resinas são mais porosas que o esmalte dos dentes e retêm, com o passar do tempo, alguns pigmentos que existem nos alimentos ou bebidas, nomadamente café, chá, Coca-Cola, vinho tinto e também o tabaco. Por este motivo, se tiver restaurações estéticas nos dentes anteriores deve evitar o consumo desses produtos, principalmente nas horas a seguir à realização das restaurações.

Médicos

Casos Clínicos

  • Classe II Severa
    Ver Caso Clínico
  • Reabilitação Oral Total
    Ver Caso Clínico