Medicina dentária desportiva e posturologia

A medicina dentaria desportiva é uma área da medicina dentaria que se encontra em franco desenvolvimento. Tem como objectivo prevenir, diagnosticar e tratar lesões orofaciais que tenham implicação na performance desportiva e garantir uma excelente saúde oral ao desportista, fazendo o diagnóstico precoce de factores prejudiciais e administrando o respectivo tratamento. Pretende melhorar o rendimento dos atletas, profissionais ou amadores, através da manutenção da saúde oral e prevenindo e/ou tratando possíveis lesões decorrentes das actividades desportivas.

O caso "Cissokho" alerta a sociedade para importância da medicina dentária desportiva, em que um problema maxilar terá impedido a transferência de um jogador do FC Porto para o AC Milan. Na medicina dentária desportiva e posturologia salientamos a importância da medicina dentária no âmbito da traumatologia desportiva, sua prevenção e actos terapêuticos, assim como divulgar os riscos e consequências que a falta de atenção e prevenção na saúde oral podem provocar na prática do desporto profissional e amador.

Uma boa higiene oral é fundamental para a prevenção de problemas nas articulações e no sistema do coração.

Hoje em dia, a ciência estuda de forma profunda a possível relação entre a articulação temporomandibular, oclusão dentária e performance no desporto.

As dores cervicais encontram-se entre as maiores causas de pedidos de baixa por incapacidade laboral. São muitos os pacientes com limitação nos seus movimentos, dores, desconforto e dormências que podem, com o tempo, sofrer de agravamento.

A cervicalgia pode ser decorrente de desordem mecânica, fatores posturais e ergonómicos ou do excesso de sobrecarga dos braços. A dor cervical resulta em perda na produtividade importante em certas ocupações e a maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades e à idade.

Na Lisbon Smile Clinic associamos a sua saúde oral e a sua postura na diminuição e prevenção destes sintomas. Avaliar correctamente a sua postura e a sua oclusão são ferramentas importantes para a sua qualidade de vida.

Médicos

  • Gustavo Cuco

    Oclusão/Bruxismo, Medicina Dentária Desportiva/Posturologia

Perguntas Frequentes

A falta de dentes pode prejudicar a minha capacidade física?

Sim. Quando existe falta de peças dentárias a relação entre os ossos da boca e a articulação fica desequilibrada. Quando assim é o equilíbrio pode ficar prejudicado, entre outros factores.

A doença das gengivas pode ser um problema para quem pratica desporto?

Sim. As doenças periodontais (tecidos à volta dos dentes) são um foco de bactérias que podem percorrer o corpo e promover infecções constantes.

De que forma os olhos podem influenciar a performance física?

Os músculos dos olhos são responsáveis, em parte, pelo equilíbrio do corpo. Quando existe algum desequilíbrio, o sistema de vergência ocular pode estar afectado.