Coroas/pontes

A coroa dentária destina-se a substituir a estrutura dentária perdida, quer seja por fratura ou por cárie, alteração do formato e cor dos dentes, proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada. São suportadas pelas raízes dos dentes.

A ponte fixa é um pouco diferente da coroa unitária. Tem a capacidade de repor um ou mais dentes ausentes, apoiando-se em dentes ou raízes naturais vizinhas (pilares). São uma sequência de coroas todas unidas. As indicações são específicas e limitadas. Não é qualquer situação que pode ser reabilitada com pontes fixa.

Perguntas Frequentes

Qual é o objetivo das coroas?

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante dentário, repondo a forma e a estrutura do dente natural perdido.

Qual é o objetivo das pontes?

As pontes são aconselhadas para substituir um ou mais dentes ausentes e são uma sequência de coroas todas unidas.

As pontes podem ser realizadas sobre dentes naturais, e nestes casos é necessário que estejam presentes dentes, pelo menos nos extremos das falhas dentárias.

Também podem ser efetuadas sobre implantes, havendo necessidade de colocar esses implantes nos extremos das falhas dentárias.

Nas pontes mais extensas podem existir dentes ou implantes entre os extremos para ser possível suportar toda a estrutura.

Qual a diferença entre coroa e ponte?

A coroa dentária destina-se a substituir estrutura dentária perdida, quer seja por fratura ou por cárie, alteração do formato e cor dos dentes; também protege dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada.

São suportadas pelas raízes dos dentes.

A ponte fixa é  um pouco diferente da coroa unitária. Tem a capacidade de repor um ou mais dentes ausentes, apoiando-se em dentes ou raízes naturais vizinhas (pilares). São uma sequência de coroas todas unidas.

As indicações são específicas e limitadas. Não é qualquer situação que pode ser reabilitada com pontes fixa.

Quanto tempo dura uma coroa/ponte?

Embora as coroas ou pontes possam durar muitos anos, algumas vezes podem-se soltar e cair, isto é, descimentam-se.

O aspeto mais importante para garantir a longevidade de sua coroa ou ponte é possuir  boas práticas de higiene oral.

Os portadores de pontes necessitam de dispositivos especiais, tais como passadores de fio dentário, fios com ponta endurecida, ou escovilhões para a limpeza dos espaços entre os pônticos e a gengiva.

Visite-nos regularmente para exames e limpezas profissionais.

Para prevenir o dano na sua nova coroa ou ponte fixa, evite morder alimentos duros, gelo ou outros objetos duros.

Em que material é confecionada a coroa?

Existem as coroas chamadas metalocerâmica que são formadas de uma estrutura interna de metal e recobrimento total em cerâmica, e as coroas de zircónia, onde a estrutura interna é branca e livre de metal, dando uma maior translucidez e estética.

Quanto tempo demora a fazer uma coroa/ponte?

São necessárias várias sessões clínicas, variando de acordo com a complexidade e extensão do trabalho a executar, e adicionalmente há o tempo que tanto as coroas como as pontes demoram a serem produzidas pelo laboratório.

Deste modo, até à conclusão de uma reabilitação fixa, podem passar vários meses.

Médicos

Casos Clínicos

  • Reabilitação Oral Total
    Ver Caso Clínico
  • Erosão Severa
    Ver Caso Clínico