Facetas

As facetas são uma forma de restauração dentária pouco invasiva. São constituídas por uma fina lâmina de cerâmica ou compósito que, colada ao dente, permite melhorar a sua aparência. A sua principal vantagem é permitir a obtenção de uma estética excelente de forma conservadora, já que a preparação dentária para a colocação de uma faceta é reduzida.

As facetas estão indicadas nas seguinte situações:

  • Fechar os espaços que existem entre os dentes, diastemas;
  • Quando os dentes são muito pequenos e só em adultos;
  • Melhorar a aparência dos dentes fraturados ou danificados por cáries;
  • Harmonizar o tamanho dos dentes, corrigindo assimetrias dentárias;
  • Alterar a cor dos dentes que podem estar manchados ou escurecidos por diversos fatores;
  • Descoloração significativa por restaurações prévias.

 

Este procedimento é contra-indicado em pacientes que não têm uma higiene oral e, por isso, alto risco cariogénico e também em dentes desvitalizados; nos casos de má oclusão (contato incorreto entre os dentes superiores e inferiores), quando existe apinhamento dentário (destes encavalitados), desgaste acentuado do esmalte dentário, hábitos parafuncionais, como roer as unhas, canetas, etc.

Perguntas Frequentes

Que manutenção necessitam as facetas?

As facetas dentárias são tratamentos com grande durabilidade, no entanto, estão expostas a pigmentação e cárie na região da união com o dente com o passar do tempo. Como tal, necessitam de uma higiene cuidada com escovagem e uso de fio dentário, bem como de consultas de limpeza semestrais. 

Qual a diferença entre as facetas em compósito e de cerâmica?

As facetas em cerâmica têm uma durabilidade superior às facetas em compósito, por serem um material mais resistente e devido a um tipo de cimentação mais duradouro. 

É possível substituir as facetas de compósito por facetas de cerâmica?

Normalmente sim, e é aconselhável em situações de fratura ou pigmentação recorrentes.

Sendo fumador posso colocar facetas?

Sim. Aconselham-se neste caso as facetas cerâmicas, pelo fato de não existir alteração de cor por pigmentação com o passar do tempo. 

Quais as causas de fracasso das facetas?

As principais causas são fratura por acidente ou utilização indevida e cárie na zona de união com o dente, devido a má higiene oral.  Outra causa de fraturas das facetas é por uso indevido dos dentes, como roer as unhas, canetas, etc.

Quanto tempo duram as facetas em cerâmica ou compósito?

Uma faceta, em condições ideais, deverá durar entre 10 e 15 anos, podendo esse tempo prolongar-se se houver uma boa higiene e uma oclusão (mordida) favorável.

É normal as facetas descolarem?

A cimentação de uma faceta é um processo extremamente fiável, e é pouco frequente uma faceta descimentar. Contudo, com o passar dos anos, o cimento que as une ao dente poderá ceder devido a excesso de carga ou oclusão desfavorável. Se a adaptação se mantiver perfeita, poderá voltar a ser cimentada.

Médicos

Casos Clínicos

  • Reabilitação Oral Total
    Ver Caso Clínico
  • Erosão Severa
    Ver Caso Clínico