Sedação Consciente
É uma forma de analgesia que consiste numa sedação superficial, por via inalatória, uma máscara que é colocada no nariz para que possa inalar o gás, com uma mistura gasosa de 50% de prótoxido de azoto e 50% de oxigénio. Este é um dos métodos de sedação mais seguros, deixando o paciente apto para a sua vida normal imediatamente após o procedimento. Na sedação consciente é mantida a respiração espontânea, os reflexos protetores e a capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais Está indicada em pacientes ansiosos e odontofóbicos, ou crianças, permite alcançar um estado de total relaxamento e tranquilidade, ao mesmo tempo o paciente está acordado, cooperante e em total segurança, facilitando assim o tratamento dentário.
É um método de analgesia, seguro, não invasivo, com um efeito calmante e relaxante, com tempo de recuperação de 5 minutos. De inicio rápido e curta duração. Muito útil em crianças não colaborantes ou adultos que tenham fobias de dentista, ou reflexo do vómito muito acentuado.
É a ansiedade, o medo e as experiências anteriores que levam muitos pacientes a adiarem a consulta no medico dentista. Deixando, assim arrastar situações que no início têm uma solução fácil, para se tornarem mais dispendiosas e de difícil resolução. Com a sedação consciente, as experiencias no dentista deixam de ser traumáticas, melhorando com o tempo a colaboração do paciente.

Perguntas Frequentes
O que é a sedação consciente?
É uma sedação superficial, por via inalatória com uma mistura gasosa de 50% de prótoxido de azoto e 50% de oxigénio. Este é um dos métodos de sedação mais seguros, deixando o paciente apto para a sua vida normal imediatamente após o procedimento. Está indicada em pacientes ansiosos e odontofóbicos, ou crianças, permite alcançar um estado de total relaxamento e tranquilidade, ao mesmo tempo o paciente está acordado, cooperante e em total segurança, facilitando assim o tratamento dentário.
É um método de analgesia, seguro, não invasivo, com um efeito calmante e relaxante, com tempo de recuperação de 5 minutos. De inicio rápido e curta duração. Muito útil em crianças não colaborantes ou adultos que tenham fobias de dentista.
Quais o efeitos secundários da sedação consciente?
Frequentes (afectam 1 a 10 utilizadores em cada 100):
Sensação de desmaio, tonturas, sensação de embriaguez, euforia, náuseas, vómitos, secura da cavidade ora, pressão nos ouvidos, desinibição.
Quais são as contra indicações da sedação consciente?
A sedação não pode ser administrada em doentes que possam ter cavidades cheias de gás e nas quais a expansão/ difusão do gás possa ser perigosa. Por exemplo: Pneumotórax, Injecção intra-ocular de gás, Distensão intestinal grave, Aumento da pressão intra-craniana, Enfisema sub-cutâneo.
Para além das associadas com a difusibilidade do gás, as seguintes contra-indicações aplicam-se: Deficiência de ácido fólico ou de Vitamina B12 diagnosticada e não tratada , Grávidas do 1º Trimestre, Insuficiência cardíaca grave.
A sedação consciente funciona em todos os pacientes?
Não. Pacientes que respirem exclusivamente pela boca e pacientes com lesões faciais que possam afectar a capacidade de usar uma máscara, não são candidatos a tratamentos com sedação consciente.
outros tratamentos