Vantagens do Microscópio Dentário

Os Dentes são formados por 3 camadas, do exterior para o interior, são o Esmalte, a Dentina e a Polpa Dentária, onde se encontra toda a estrutura vascular e nervosa do dente. Quando se verifica envolvimento da Polpa Dentária devido as cáries dentárias extensas,fracturastraumatismos , por desgaste dentário severo, o dente tem de ser tratado com um tratamento de Endodontia / Desvitalização.

Na Endodontia procede-se ao acesso dos sistemas de canais radiculares dos dentes, sua desinfecção e selagem. Este procedimento pode ser feito numa só sessão ou em várias sessões dependendo de cada situação clínica.

Em algumas situações clínicas, a desinfecção e limpeza do sistemas complexo dos canais radiculares, por si só não é suficiente para que a lesão associada ao dente seja eliminada. Nestes casos é necessário efectuar uma pequena cirurgia, designada por apicectomia, através da qual e localizadamente a lesão associada é removida no acto cirúrgico.

Com a introdução do Microscópio Electrónico, conseguem-se resultados mais previsíveis e devido a uma elevada ampliação, os tratamentos são mais precisos e com melhor prognóstico. Responde às necessidades de diferentes especialidades, incluindo Dentisteria EstéticaEndodontiaProstodontiaPeriodontologia e Implantologia.

Vantagens da utilização do Microscópio Dentário:

  • Inspeção do campo cirúrgico feita com melhor iluminação e ampliação, permitindo a identificação de detalhes que de outra maneira não seriam identificados e poderiam levar ao insucesso;
  • Remoção dos tecidos comprometidos é feita de maneira mais precisa e completa;
  • Osso e raiz fáceis de distinguir com a devida ampliação, apesar da semelhança de cor, em casos difíceis pode ser utilizado um corante para evidenciarem;
  • Utilização de ampliação que permite reduzir muito as dimensões da osteotomia, o que se traduz numa cura mais rápida e melhor pós operatório;
  • Possibilita a avaliação mais precisa da técnica cirúrgica e sua correção imediata quando necessário;
  • Reduz as posições viciantes, já que o microscópio exige uma postura ereta.
  • Reduz a necessidade de radiografias, devido à possibilidade de inspeção direta;
  • Possibilita uma melhor documentação dos procedimentos, melhorando a comunicação com os pacientes e entre os Médicos Dentistas.
Voltar