Odontopediatria

Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral das crianças e adolescentes e tem como objetivo garantir que os pacientes atinjam a idade adulta com uma dentição saudável, estética e funcional e, ainda, que a possam conservar ao longo da vida. Um tratamento precoce promove as condições normais para um crescimento e desenvolvimento ótimos. O êxito do tratamento odontopediátrico não é apenas a realização do mesmo, mas, também, conseguir uma atitude positiva e responsável da criança pela prevenção e manutenção da saúde oral.
É importante saber que os dentes de leite, apesar de temporários, têm a mesma importância dos dentes definitivos. Permitem o desenvolvimento da fala da criança, têm obviamente uma função estética e garantem a criação de espaço para os dentes definitivos e seu alinhamento. São, portanto, fundamentais no desenvolvimento das crianças.

Para além dos tratamentos, promovemos, em conjunto com os pais, pedagogia nos hábitos de higiene oral e desenvolvemos medidas de medicina dentária preventiva. As cáries dentárias nas crianças surgem essencialmente por deficiências na escovagem dos dentes, em especial nos sulcos dos molares. Para prevenir que se desenvolvam cáries devem ser aplicados selantes de fissuras que correspondem à colocação de uma camada de resina sobre a face de mastigação dos dentes, protegendo-os das agressões bacterianas. Os selantes devem ser controlados pelo dentista, de seis em seis meses. O desenvolvimento e a erupção dos dentes do siso pode ocorrer sem qualquer problema, no entanto, é importante a sua avaliação, de forma a evitar complicações como processos inflamatórios com aumento do volume da gengiva nas regiões correspondentes, trauma aos molares adjacentes e até o apinhamento dos dentes anteriores. A primeira consulta deve ser feita assim que nasce o primeiro dente para que os pais sejam informados dos cuidados que devem ter com os dentes do seu bebe. A seguir deve ser feita uma consulta anual, salvo outra indicação por parte de médico dentista.

Perguntas Frequentes

Com que idade deve ser feita a primeira consulta?

A criança deve iniciar a primeira consulta quando erupcionam os primeiros dentes, normalmente chamados "dentes de leite", ou o mais tardar até a criança perfazer 1 ano de idade.

Desta forma é estabelecido um plano preventivo de saúde oral, e é possível interceptar hábitos potencialmente prejudiciais e orientar os pais nos cuidados a ter a partir desta fase.

As revisões devem ser feitas a cada 6 meses, embora em casos de risco elevado de cárie o intervalo deverá ser de 3 meses.

Quando é que nasce o primeiro dente de leite?

Geralmente o primeiro dente erupciona entre os 6 e os 8 meses de idade, podendo existir diferenças entre meninas (mais precoces) e meninos, e sendo considerada normal uma variação de mais ou menos 6 meses.

A erupção da totalidade dos dentes de leite ou decíduos (10 maxilar superior e 10 maxilar inferior) estará terminada entre os 2 anos e meio e os 3 anos, podendo sempre ocorrer pequenas discrepâncias individuais.

A erupção dos dentes de leite provoca mal estar no bebe?

Esta é uma fase que pode trazer algum desconforto para o bebé e muita preocupação para os pais.

Os sintomas mais frequentes, geralmente perceptíveis para os pais, incluem gengivas avermelhadas e por vezes inchadas, falta de apetite, aumento da salivação, irritabilidade e alterações no padrão de sono.

Caso exista febre, vómitos ou diarreia a criança deve ser consultada pelo pediatra de forma a avaliar outra possível causa subjacente.

Os pais podem aliviar o desconforto do seu bebé limpando a boca com uma gaze molhada 2-3 vezes por dia, aplicando gel próprio na gengiva disponível em farmácias ou recorrendo a mordedores próprios existentes no mercado.

Quando erupcionam os dentes definitivos?

Os primeiros dentes definitivos nascem entre os 5 os 6 anos de idade, dando inicio à Dentição Mista e é uma fase que deve ser bem conhecida pelos pais.

Geralmente o primeiro dente definitivo nasce atrás de todos os dentes decíduos (dentes de leite) e é o Primeiro Molar Definitivo.

Nascem 4 dentes na totalidade, 2 por maxilar.

Como estes dentes não têm antecessores provisórios têm que "romper" a gengiva para erupcionar, o que pode provocar desconforto ou dor na criança.

Os pais devem ser alertados que estes Primeiros Molares nascem atrás dos dentes deciduos sem que caia nenhum dente, evitando assim possíveis enganos ao confundi-los com dentes de leite.

O que são as manchas que surgem nos dentes definitivos?

Estas manchas podem ocorrer em vários dentes ou de forma individual.

Podem ter diversas cores como brancas,  pretas, amarelas,  castanhas,  rosadas, de acordo com a sua causa.

Existem 2 tipos de situações:

  • alterações extrínsecas, em que a alteração da cor do dente se deve à adesão e acumulação de placa bacteriana por escovagem deficiente, ou podem ser de origem bacteriana;
  • alterações intrínsecas, em que a estrutura interna do dente está afetada.

Tal pode acontecer devido à presença de cáries, sequela de traumatismo dentário, hipomineralização incisivo-molar ou fluorose.

O Odontopediatra é a pessoa indicada para realizar um diagnóstico correcto e respectivo tratamento.

É aconselhável dar flúor aos bebés?

Em Portugal, de acordo com as directrizes da Direcção Geral de Saúde(DGS),  deve ser feita a aplicação tópica sob a forma de dentífricos para escovagem, apropriados às diferentes etapas de crescimento.

Os comprimidos e gotas, muito usados no passado, são desaconselhados.

As crianças podem usar fio dentário?

Podem e devem, sendo a utilização do fio/fita ou aplicadores de fio uma importante ajuda na higienização dos espaços interdentários, evitando acumulação de restos alimentares nos mesmos e reduzindo o risco de cárie.

Este procedimento deve ser implementado pelos pais logo que possível, e devem também ser os pais a auxiliar neste processo até a criança ter a destreza manual e autonomia necessárias, o que acontece por volta dos 8-10 anos de idade.

Como deve ser feita a higiene oral nas crianças e bebés?

De acordo com a DGS, a partir da erupção do primeiro dente e até aos 3 anos a escovagem deve ser feita pelos pais 2 vezes por dia, sendo a escovagem ao deitar obrigatória.

Os pais pode utilizar uma gaze molhada, dedeiras próprias para o efeito ou escovas macias com tamanho adequado.

Entre os 3 e os 6 anos de idade deixar progressivamente a criança escovar, mas sempre com supervisão e auxílio.

A escovagem deve ser realizada 2 vezes por dia,  sendo uma delas ao deitar e com escovas adequadas à idade.

A partir dos 6 anos a norma é a mesma, alterando apenas a quantidade de dentífrico.

Qual é a pasta dentífrica mais aconselhada para as crianças?

Segundo a DGS, dos 0 aos 5 anos de idade a pasta deverá ter uma concentração entre 1000 e 1500 ppm de Flúor, e a quantidade a usar deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5.º dedo da criança ou equivalente a um grão de arroz.

Evitar sempre que a criança engula a pasta, o que nem sempre é fácil devido aos sabores apelativos das mesmas.

A partir dos 6 anos de idade a concentração de flúor na pasta será de 1500 ppm, e a quantidade a usar semelhante ao tamanho de uma ervilha.

Porque se deve cuidar dos dentes de leite?

Apesar de temporários os dentes de leite têm um papel muito importante em diversos níveis:

  • permitem o crescimento das estruturas faciais nos primeiros anos de vida;
  • reservam espaço para os dentes definitivos que os substituem mais tarde e servem de guia de erupção para os mesmos;
  • auxiliam na dicção correcta e desenvolvimento de um discurso claro;
  • auxiliam numa boa nutrição ao permitir a correcta mastigação e trituração dos alimentos;
  • estimulam o crescimento dos maxilares com a mastigação.

O que é a carie dentária precoce da criança e como prevenir?

Define-se como a presença de sinais de cárie dentária, dentes tratados ou ausentes por cárie antes dos 6 anos de idade.

Podem ser adoptadas várias medidas para prevenção destas lesões,tais como:

  • amamentação materna pelo menos até aos 4-6 meses de idade;
  • o biberão dado à criança apenas quando está acordada e somente com leite ou água;
  • não colocar no biberão ou na chucha líquidos açucarados;
  • após erupção do primeiro dente iniciar a sua correcta higiene.

Até que idade o bebé pode usar chucha?

Idealmente este hábito deve ser abandonado até aos 3 anos de idade, o que permite que possíveis alterações no desenvolvimento das arcadas dentárias sejam maioritariamente auto-corrigidas.

O que são os selantes e quando se devem aplicar?

Os selantes de fissura são uma de resina fluida que se aplica sobre a superfície oclusal de molares e pré-molares com o objectivo de selar as fossas e fissuras. Estão indicados após a erupção do primeiro dente definitivo.  Tem como objectivo prevenir o aparecimento da cárie dentária, uma vez que actuam como uma barreira física não permitindo a entrada de bactérias nas fissuras e fossetas, essenciais à iniciação e desenvolvimento do processo de cárie dentária.

O que fazer quando ocorre um traumatismo dentário?

Quando ocorre um traumatismo a criança deve ser observado pelo médico dentista. No caso de uma fractura de um dente definitivo, é importante, caso seja encontrado, ser transportado em meio húmido (soro fisiológico ou leite) até ao dentista para que possa ser colado.

Quando ocorre uma avulsão (saída completa do dente da gengiva), ser for um dente decíduo, não há indicação para ser reimplantado, mas se se tratar de um dente definitivo, poderá ser reimplantado no mesmo sítio. Nestes casos, o dente deve ser transportado em meio húmido, segurá-lo pela coroa, limpar em água ou soro. A taxa de sucesso da reimplantação é tanto maior quanto menor o tempo de espera entre o acidente e o tratamento.

O que é a pigmentação negra que surge nos dentes das crianças?

Esta pigmentação negra não está relacionada com a higiene oral e tende a desaparecer com o tempo.  Pode ser retirada facialmente com destartarização.

É possível tratar as crianças que têm medo do dentista?

As crianças devem ser tratadas com a sua colaboração, ganhando confiança com o tempo. Caso não se consiga a colaboração da criança pode recorrer-se a tratamentos com sedação consciente, para evitar que a criança tenha uma experiência traumática.

O que é a sedação consciente?

É uma sedação superficial, por via inalatória com uma mistura gasosa de 50% de prótoxido de azoto e 50% de oxigénio. Este é um dos métodos de sedação mais seguros, deixando o paciente apto para a sua vida normal imediatamente após o procedimento. Está indicada em pacientes ansiosos e odontofóbicos, ou crianças, permite alcançar um estado de total relaxamento e tranquilidade, ao mesmo tempo o paciente está acordado, cooperante e em total segurança, facilitando assim o tratamento dentário.

É um método de analgesia, seguro, não invasivo, com um efeito calmante e relaxante, com tempo de recuperação de 5 minutos. De inicio rápido e curta duração. Muito útil em crianças não colaborantes ou adultos que tenham fobias de dentista.

O que são agenésias dentarias?

A agenesia dentária é uma das anomalias congénitas mais frequentes nos humanos e caracteriza-se pela ausência de um ou mais dentes, comprovada radiograficamente. Há divergências quanto à frequência das agenesia dos diferentes dentes, contudo é consensual que as agenesia múltiplas são mais raras.
A agenesia pode envolver qualquer dente da arcada, sendo mais frequente a dos terceiros molares (sisos), seguida dos segundos pré-molares e incisivos laterais superiores. Independentemente do dente envolvido, pode ocorrer em apenas de um dos lados da arcada ou bilateralmente.
Existem diversos tratamentos possíveis, cabe ao Médico Dentista avaliar cada caso clínico, sendo que geralmente a abordagem das agenesia dentárias é multidisciplinar:

  • Ortodontia: cujo objetivo primário é reposicionar os dentes, organizar os espaços, fechá-los ou abrir o espaço para o dente que está em falta;
  • Implantologia ou prostodontia: visa repor a substituição dos dentes em falta após o tratamento ortodôntico.

Médicos

Casos Clínicos

  • Classe II Severa
    Ver Caso Clínico
  • Sistema Damon
    Ver Caso Clínico